Cinco agentes da Polícia Militar de São Paulo foram afastados da corporação após participarem do vídeo de Gen Kimura, um influenciador estadunidense, mostrando a ação da polícia em favelas da Zona Norte do estado.
O vídeo, publicado no canal de Gen há três semanas, virou alvo da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Segundo o órgão, a prática é proibida. "Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações", disse a pasta.
Nas imagens, um dos policiais aparece dizendo que as mortes de criminosos são comemoradas com "cigarros e bebidas". "Quando matamos um bandido, nós celebramos com cigarro e bebidas".
"A pasta destaca, ainda, que a frase dita por um dos agentes, mencionada pela reportagem, não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado. As polícias paulistas são instruídas e continuamente capacitadas para agirem dentro da lei. Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação", esclarece a Secretaria.
O nome dos policiais afastados não foram informados. A reportagem entrou em contato com Gen Kimura para ouvir um posicionamento sobre o caso, mas ainda não teve resposta. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.