![Brasil registra crescimento recorde no setor de cachaça; Minas lidera](https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2024/06/28/brasil_registra_crescimento_recorde_no_setor_de_cachaca__aponta_anuario-38499372.jpg)
Rio registra queda de temperatura e pinguim é resgatado em Saquarema
Nova Friburgo registra sensação térmica de 2,8ºC durante madrugada desta terça-feira (2) e Pinguim-de-Magalhães é resgatado em praia de Saquarema
Mais lidas
compartilhe
Siga noO inverno no estado do Rio de Janeiro, previsto para ser mais quente do que nos últimos anos conforme especialistas, demonstrou na madrugada desta terça-feira (2), que ainda pode surpreender a população com períodos de frio intenso. Na região serrana, as temperaturas caíram significativamente.
Em Nova Friburgo, a sensação térmica alcançou 2,8ºC no Pico da Caledônia, durante a madrugada. Na capital fluminense, temperaturas em torno de 10ºC foram observadas em alguns bairros. As cidades mais frias do estado foram Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
- Leia: morre menino de 8 anos picado por cobra no Rio de Janeiro
- E mais: devastada pela água, Roca Sales vive entre migração e reconstrução
Além da queda de temperatura no estado, a equipe do Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRD) de Araruama do Instituto BW que atua na região dos lagos e no norte fluminense desde 2020, recebeu o primeiro pinguim da temporada 2024, foi resgatado na praia de Itaúna em Saquarema, é um Pinguim-de-Magalhães.
28/06/2024 - 12:07 Brasil registra crescimento recorde no setor de cachaça; Minas lidera 30/06/2024 - 00:00 Animais com deficiência além dos desafios: amor e parceria predominam 02/07/2024 - 12:42 Turbulência em voo da Espanha: cinco passageiros seguem internados em Natal
A presença de pinguins nas praias do sul e sudeste brasileiro é um fenômeno natural que ocorre no inverno. Estudos arqueológicos de sambaquis ao longo da costa do Brasil revelam camadas de conchas e fragmentos de pontas de flechas, machados, cerâmica, esqueletos humanos e esqueletos de animais, incluindo os ossos de pinguins, indicando que eles vêm para a costa brasileira muito antes da colonização Portuguesa.
É recomendado que caso alguém encontre um pinguim, não devolva o animal à água e de forma alguma coloque o animal no gelo! É para acionar o quanto antes, as instituições ambientais (INEA, guardas ambientais e Instituto BW) que podem ajudar o animal de forma adequada.