Agentes de diversas forças de segurança do Rio de Janeiro realizam, na manhã desta segunda-feira (15), uma megaoperação em 10 comunidades da Zona Oeste do Rio.
Entre os alvos estão Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e César Maia.
A ação, batizada de Ordo, que significa ordem, tem participação de agentes das polícias Civil e Militar, além de agentes do Segurança Presente, e da Seap (Divisão de Recaptura e de Inteligência).
A ação também conta com o apoio da Prefeitura do Rio e das concessionárias de energia, água e gás, além de operadoras de serviços de telecomunicações e Guarda Municipal.
Um grande contingente policial também atua nos principais eixos viários de Jacarepagua, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhanga, Vargem Grande e Vargem Pequena.
Governador Cláudio Castro acompanha operação
A mancha criminal nestas áreas chamaram a atenção dos agentes que se mobilizam nesta manhã usando dezenas de viaturas, drones e agentes de diversas delegacias especializadas.
- Veja: diretora de curso é arrastada e desmaia em discussão por vaga escolar
- E mais: cozinheira tem mandíbula dilacerada em explosão de panela em escola
“Não existe lugar onde o poder público não entre. As forças de segurança têm feito um excelente trabalho de enfraquecimento das milícias, mas existem, nessas áreas, um cenário de disputa, de guerra, que sabemos que prejudica moradores e empreendedores. Nossa gestão trabalha para a retomada da ordem”, disse o governador Cláudio Castro, que passou as instruções para a tropa e comandou a saída dos agentes das bases.