BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, reabrirá com 50 voos diários em outubro, segundo o ministro Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho disse nesta terça-feira (16/7). Em dezembro, a expectativa é de que já esteja com funcionamento normalizado.
O ministro disse ainda que, até a próxima sexta-feira (19/7), a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestará sobre a possibilidade de o governo ajudar com recursos a concessionária Fraport. E, na segunda-feira, o governo encaminhará a proposta para o Tribunal de Contas da União (TCU).
A declaração foi dada a jornalistas no Palácio do Planalto, após reunião na Casa Civil, com a presença do CEO global da concessionária, Stefan Schulte, e a CEO brasileira, Andreaa Pal.
"No mês de outubro, nós iremos reabrir parcialmente o aeroporto Salgado Filho com 50 voos diários, o que equivale a 350 voos semanais. Essa será a primeira etapa da reabertura do aeroporto e até dezembro o aeroporto Salgado Filho estará 100% aberto e operando como estava sendo operado antes da enchente que ocorreu, infelizmente, no estado do Rio Grande do Sul", disse o ministro.
- Jovem que morreu ao cair de prédio na Argentina será enterrado nesta terça
- Brasileiro é encontrado morto em vagão de trem no Peru
- Vídeo: homem tem noite de fúria e arrasta carros com retroescavadeira
O aeroporto internacional Salgado Filho iniciou, na segunda-feira (15), as operações de embarque e desembarque de passageiros, mais de dois meses após uma inundação histórica no Rio Grande do Sul ter atingido o local e outros pontos da capital gaúcha. Os voos, contudo, continuam partindo da base área de Canoas, na região metropolitana.
O transporte do aeroporto até o local onde acontecem os pousos e decolagens, no aeródromo militar, será feito em ônibus disponibilizados pela concessionária Fraport. A empresa alerta que nenhum passageiro poderá se dirigir diretamente à base de Canoas para embarcar.