Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte -  (crédito:  Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte

crédito: Edésio Ferreira/EM/D.A Press

As feiras, pequenas, médias ou grandes, são importantes tradições que tecem costumes por meio da cultura popular, do artesanato, da música e da culinária em várias das regiões do Brasil. Ao pesquisar na internet: “qual a maior feira a céu aberto do país?”, o resultado revela não uma, mas várias “maiores” feiras ao ar livre. Já que o pódio deixa dúvidas, a reportagem do EM checou, além do número de expositores, os tamanhos das que ocupam o topo das menções hiperbólicas.  

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia 

 

Em Belém do Pará, definido como patrimônio material brasileiro, o "Mercado Ver-o-Peso", que vai da Estação das Docas até um cais onde atracam embarcações, tem, conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cerca de 25 mil m².

 

 

Porém, esse número inclui a sua área coberta. A Feira de Caruaru, em Pernambuco, e a Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, conhecida como Feira Hippie, a superam em tamanho. 


Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso

Arquivo Mtur

 

Muito conhecida pelos mineiros, a Feira Hippie é 100% a céu aberto e, segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), tem 1 km de extensão e aproximadamente 45 mil m². Por isso, é a Feira de Caruaru que possui o maior tamanho e o maior número de expositores. 

 

 

Feira Hippie

Feira Hippie

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press


A feira pernambucana toma conta do Parque 18 de maio e é tombada como patrimônio imaterial brasileiro pelo Iphan. A Prefeitura de Caruru indicou o seu tamanho em, ao todo, aproximadamente 300 mil m², o equivalente a quase três campos de futebol. A feira de Caruaru seria, então, um conglomerado de feiras concentradas no local.

 

Sobre qual o tamanho da área ao ar livre, a prefeitura respondeu que não tinha o número correspondente. No entanto, conforme informações da imprensa local, a área coberta corresponderia a 7,6 mil m².

 


Em relação aos feirantes, o resultado é semelhante, Caruaru tem, ainda conforme a prefeitura da cidade, em torno de 8 mil pessoas pela área publica e 5 mil na área privada nos dias de feiras da Sulanca, uma das "feiras dentro da feira", que comercializa principalmente roupas fabricadas por confecções da própria região. 

 

Feira de Caruaru

Feira de Caruaru

Divulgação/Prefeitura de Caruaru/Jorge Farias


"Além dos prepostos, considerando que cada feirante tem sempre alguém para ajudar, temos uma media de 30 mil pessoas trabalhando na feira", disse a prefeitura em nota.

 

A Feira Hippie, segundo a PBH, conta com cerca de 1.600 feirantes. Já a "Ver-o-Peso", de acordo com a Secretaria Municipal de Economia de Belém (Secon), tem 1.100. 

 


A Feira Hippie, que começou quando críticos de arte, estudantes e professores tiveram a ideia de expor seus trabalhos na Praça da Liberdade para movimentar a cena artística da capital, ainda não é definida como Patrimônio Imaterial da cidade.

 

Consultada pelo EM, a Fundação Municipal de Cultura  explicou que há um processo de registro aberto, desde setembro de 2023, e que essa abertura consta como a primeira etapa do processo de reconhecimento de um bem como patrimônio cultural da cidade.