Os brasileiros acordaram neste sábado (31/8) com diferentes cenários ao abrirem o aplicativo X (ex-Twitter). Após as operadoras começarem a suspender o serviço da plataforma em decorrência da decisão do ministro Alexandre de Moraes, foi a hora dos internautas se despedirem.
Enquanto algumas pessoas viam apenas um comunicado de serviço suspenso, outros ainda relataram ter acesso ao X, mas sem que a rede apresentasse novos posts. O feed do aplicativo (ou seja, a página principal), então, ficou "preso" em uma onda de lamentos e memes pela despedida do aplicativo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Entenda a suspensão
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde de sexta-feira (29/8), a suspensão da rede social X, o antigo Twitter, em todo território nacional. Em despacho, o magistrado informa que notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que o site seja bloqueado. A determinação vale até a rede social pagar as multas e indicar um representante no Brasil.
- Moraes: ‘X era instrumentalizado para divulgação de discursos de ódio'
- Decisão de Moraes que suspende X repercute na imprensa internacional
- Por que Moraes suspendeu o X no Brasil? Entenda argumentos
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirma que o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, deve ser intimado para que adote de imediato as providências necessárias para a efetivação da medida e deve informá-lo em até 24 horas.