De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o voo do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9/8), ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, um minuto depois a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Ainda segundo o órgão, o avião também não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. Os registros da FAB apontam que a perda do contato radar ocorreu às 13h22. "O DECEA informa, ainda, que o Salvaero foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio".
Investigações
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão no local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
O acidente
O avião, que viajava de Cascavel para Guarulhos, caiu, segundo a corporação, na altura do número 2.500 da rua Edueta. Nas redes sociais, usuários publicaram vídeos registrando o momento do acidente, com o avião já em queda vertical. Enquanto filmavam a queda, as pessoas lamentavam o acidente.
Segundo a Prefeitura de Valinhos, cidade mais próxima ao local do acidente, o avião transportava 58 passageiros e quatro tripulantes. Ninguém sobreviveu.
Veja vídeo do acidente:
De acordo com dados da plataforma de monitoramento FlightAware, o avião perdeu 4,5 mil metros em apenas um minuto e realizou uma curva brusca enquanto caía.
4,5 mil metros em 1 minuto
Ainda segundo a plataforma de monitoramento, a aeronave perdeu 4,5 mil metros em apenas 1 minuto
O trajeto mostra que, após decolar do aeroporto de Cascavel, no Paraná, por volta das 12h, ela manteve uma linha reta. Após uma hora de voo, o avião fez uma pequena curva e, 20 minutos depois, realizou uma curva brusca já entre Vinhedo e Valinhos.
Ainda segundo o FlightAware, o avião estava a 439 km/h no momento em que começou a cair. O voo tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, na região Metropolitana de São Paulo, com previsão de chegada às 14h.
O avião envolvido no acidente em Vinhedo era um modelo ATR-72-500, utilizado especialmente em rotas regionais. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave é uma turboélice com capacidade para 74 passageiros. Segundo a fabricante, o modelo pode atingir uma velocidade máxima de 511 km/h.