A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a aeronave operada pela Voepass acidentada em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9/8), se encontrava em condição regular para operar. O ATR-72, fabricado em 2010, tinha certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A agência também informou que os quatro tripulantes a bordo estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas.
“A Anac continua monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa. Além disso, a agência segue no acompanhamento dos desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)”, concluiu.
Leia também:
- ATR-72-500: conheça modelo de avião que caiu em Vinhedo-SP
- Voepass ocupa quarto lugar em participação de mercado do Brasil
- Acidente em SP: passageiros que perderam voo se emocionam
Sem respostas
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, um minuto depois a aeronave não respondeu às chamadas do controle de aproximação de São Paulo.
Ainda segundo o órgão, o avião também não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. Os registros da FAB apontam que a perda do contato radar ocorreu às 13h22.
Posição da Companhia Aérea
"A Voepass Linhas Aéreas confirmou o acidente envolvendo o voo 2283, com a aeronave PS-VPB, na região de Vinhedo/SP. A aeronave, que decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, transportava 58 passageiros e 4 tripulantes. A companhia acionou todos os recursos disponíveis para apoiar os envolvidos, mas ainda não há confirmação sobre as causas do acidente nem a situação das pessoas a bordo. Informações estão sendo disponibilizadas aos passageiros, familiares e colaboradores pelo telefone 0800 9419712, 24h."