
Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios
Ocorrência de vários focos de fogo ao mesmo tempo chamou a atenção na investigação
Mais lidas
compartilhe
Siga noO delegado da Policia Federal Humberto Freire de Barros disse que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas. A declaração do delegado foi dada em entrevista realizada nesta sexta-feira (13/9) pela Globo News.
Barros é diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF. Segundo ele, a investigação preliminar da polícia aponta para a realização de incêndios simultâneos.
"A gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação", afirmou na entrevista.
12/09/2024 - 17:35 Jovem de 26 anos ganha prêmio de 'vagina mais bonita do Brasil' 12/09/2024 - 17:59 Brasileira toma sopa enlatada e fica tetraplégica 12/09/2024 - 18:42 Casos de COVID-19 se espalham em cinco estados e preocupam
A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país neste mês também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.
Na terça-feira (10/9), durante audiência de conciliação realizada pela Corte, Dino defendeu a investigação e punição de quem provoca queimadas ilegais.
- Vazamento em fábrica deixa crianças intoxicadas no Rio de Janeiro
- Chuva preta cai em cidades de SC e pode atingir mais três estados
"Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana", disse o ministro.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
De acordo com levantamento mais recente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estão sendo usados para o combate às chamas no Pantanal 842 profissionais e 18 aviões. Há 116 incêndios registrados e 83 extintos.