116 ANOS

Quem é a brasileira considerada a segunda pessoa mais velha do mundo

A gaúcha Inah Canabarro Lucas tem 116 anos. A freira vive em Porto Alegre

Publicidade

Uma brasileira é considerada a segunda pessoa mais velha do mundo, segundo o Grupo de Pesquisa de Gerontologia (GRG, na sigla em inglês): a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos.  Os pesquisadores acompanham 54 pessoas consideradas “supercentenárias”, ou seja, que têm mais de 110 anos. Uma curiosidade é que, nessa lista, há apenas um homem, que é o mais novo da turma, com “apenas” 112 anos. 

Nascida em oito de junho de 1908, Inah nasceu no município gaúcho de São Francisco de Assis, filha de João Antonio Lucas e Mariana Canabarro Lucas. Ironicamente, quando era criança, ela era tão magra que muitas pessoas achavam que ela não viveria além dos sete anos. Em 1928, ela se mudou para o Uruguai, onde se tornou freira. 

Dois anos depois, ela voltou ao Brasil, onde também começou a dar aulas de português e matemática. Atualmente, ela mora em Porto Alegre. Quando tinha 110 anos, Inah começou a ter dificuldades de mobilidade e passou a usar um andador.



A freira se tornou a pessoa mais velha do Brasil após a morte de Antonia da Santa Cruz em 23 de janeiro de 2022. Mais tarde, se tornou a mais velha de toda América Latina, após a morte da colombiana Sofia Rojas, em 30 de julho de 2022. Ela credita sua longevidade a Deus.

Atualmente, Inah está atrás somente de Tomiko Itooka no ranking de pessoas mais velhas do mundo. A japonesa também tem 116 anos e nasceu em 23 de maio de 1908.  A diferença de idade entre as duas é de apenas 16 dias. 

Em terceiro lugar está a americana Elizabeth Francis, de 115 anos e nascida em 25 de julho de 1909. Sua irmã Bertha Johnson viveu até os 106 anos, mostrando que longevidade é de família.

Em quarto lugar no ranking está a inglesa Ethel Caterham, de 115 anos. Ela nasceu em 21 de agosto de 1909 e, até os 97 anos, ela dirigia o próprio carro. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


O top cinco fecha com a japonesa Okagi Hayashi, de 115. De dois de setembro de 1909, até os 112 anos ela ainda conseguia ler jornais e gostava de completar quebra-cabeças.

Na 54ª posição está o único homem da lista e considerado o homem mais velho do mundo, o inglês John Tinniswood nasceu na Inglaterra, em 26 de agosto de 1912 e completou 112 anos recentemente.

Tópicos relacionados:

brasil rio-grande-do-sul terceira-idade

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay