SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A morte do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, causou comoção entre celebridades e amigos. Ele foi lembrado nas redes sociais como "gênio da publicidade" e "o mais brilhante de todos".

 

 

O publicitário Luiz Lara, chairman da TBWA Brasil e presidente do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp), disse pelo LinkedIn que Olivetto foi muito além da publicidade, virou um artista pop, formador de opinião, sem perder a leveza nem o humor. "Fez a publicidade brasileira ganhar asas e se tornar uma das mais premiadas do mundo", escreveu.

 

Para Fernando Barros, presidente do conselho da agência Propeg, Washington "foi aluno do cotidiano para compreender que a propaganda criativa vem da rua, dos hábitos da cultura popular".

 

Filipe Bartholomeu, sócio, presidente e CEO da AlmapBBDO, disse em nota que Olivetto foi o maior publicitário de todos. "O Brasil não seria o que é no mundo da música sem Tom Jobim, assim como no mundo da propaganda sem Washington. Ele abriu a estrada para que depois viessem criativos, empresários, uma indústria, um país inteiro", disse.

 

"Para uma geração de líderes criativos e donos de agências, ele foi o mestre, nos ensinando a pensar além", disse Erh Ray, CEO e CCO da BETC HAVAS.

 



 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o publicitário levou a brasilidade para o mundo em suas peças. "Sua criatividade, bom humor e apreço pela democracia deixam marcas na nossa cultura popular", publicou no X.

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou a morte. "Aos 73 anos, nos despedimos do publicitário Washington Olivetto, talvez o mais célebre nome da nossa propaganda. Criador de grandes campanhas da televisão brasileira, Olivetto ganhou mais de 50 prêmios no Festival de Publicidade de Cannes e ficou conhecido como a mente por trás da propaganda do 'Garoto Bombril', um personagem clássico que moldou a publicidade desde a década de 70", escreveu o presidente em sua conta no X.

 

 

 

O cantor Lulu Santos destacou a amizade com o publicitário. Em uma publicação nas redes sociais, ele recorda ter conhecido Olivetto há mais de 40 anos.

 

"Sempre saí de todos os nossos encontros e incontáveis conversas, sobre qualquer assunto, com a sensação de ter aprendido algo que não sabia ou ganhado uma nova percepção sobre a vida", disse Lulu Santos.

 

 
 
 
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Olivetto "nos fez ter orgulho do Brasil", diz Wilson Simoninha. O cantor classificou o publicitário como alguém que teve um papel além de revolucionar a publicidade. Simoninha destacou a atuação do publicitário como determinante para a cultura do país. "Que privilégio ter crescido no seu tempo, ter trabalhado com ele e de me tornar seu amigo", escreveu.

 

 
 
 
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O ator Lúcio Mauro Filho também prestou sua homenagem. "Washington Olivetto, gênio da publicidade mundial, orgulho do Brasil", escreveu em sua conta no Instagram.

 

Famosos destacam a presença da notícia nos principais jornais. A jornalista Barbara Gancia destaca que Olivetto "ficará muito decepcionado" se o seu falecimento não for manchete do The New York Times. "neste domingo (13) ele nos deixa e certamente vai ganhar páginas e mais páginas descrevendo sua vitoriosa trajetória profissional e sua verve e humor pessoais", reforça Lulu Santos.

 

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Criador de comerciais memoráveis, como o primeiro sutiã de Valisère e cachorrinho da Cofap, Washigton Olivetto era um dos maiores nomes da propaganda brasileiro e um dos publicitários mais premiados de todos os tempos.

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