Um avião de pequeno porte caiu, na manhã deste domingo(22/12), sobre uma loja na Avenida das Hortênsias, em Gramado (RS). O acidente aconteceu por volta das 9h30, mobilizando equipes de resgate, bombeiros e ambulâncias que estão atendendo à ocorrência.
Ao menos nove pessoas morreram após a queda do avião turboélice, anunciaram as autoridades locais." Há nove mortos confirmados pela Defesa Civil e não há sobreviventes do avião", disse à AFP o delegado Cléber dos Santos Lima, do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil do estado.
Veja o momento da queda da aeronave:
Relatos
Testemunhas relataram que uma explosão intensa foi ouvida no momento da queda, quebrando vidros de estabelecimentos nas proximidades. “Ouvimos um barulho muito alto, que causou um vácuo e quebrou os vidros do hotel onde estamos hospedados. Inicialmente, pensamos que fosse uma colisão de veículos ou uma explosão de gás, mas logo confirmamos que se tratava de uma aeronave que colidiu com a loja”, contou um hóspede de um hotel situado a cerca de 70 metros do local do acidente.
Informações levantadas pela CNN Brasil apontam que a situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro. A aeronave sairia de Gramado e iria para Jundiaí, interior de São Paulo. O Governador Eduardo Leite já foi informado e acompanha as atualizações sobre a queda do avião em Gramado-RS. Ele avalia uma possível ida à cidade.
Vítimas e atendimento
Informações iniciais indicam que o acidente deixou pelo menos seis vítimas, incluindo quatro crianças e dois adultos. Equipes de socorristas estão no local prestando atendimento às vítimas, e a área foi isolada para facilitar o trabalho das autoridades.
De quem era a aeronave?
A aeronave, modelo PA-42-100, que caiu na manhã deste domingo em Gramado/RS, pertence ao empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, da Centurium do Brasil empreendimentos e participações ltda. O avião turboélice foi fabricado em 1990, estava com todos os registros em dia e não tinha autorização para fazer Taxi Aéreo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Imagens feitas antes do acidente, mostram o avião taxiando na pista do aeroporto de Canela e as condições do clima no local; confira:
Investigações
As causas do acidente ainda não foram determinadas. Autoridades da aviação e órgãos competentes já foram acionados para investigar as circunstâncias da queda da aeronave.
A ocorrência continua em andamento e mais informações serão divulgadas assim que as equipes concluírem o atendimento.