Pesquisa destaca o Estado de Minas como o veículo mineiro mais premiado
Ranking aponta o Estado de Minas com destaque em nível nacional e em primeiro lugar estadual, contando ainda com o profissional com mais prêmios na imprensa min
Mais lidas
compartilhe
Siga noO Estado de Minas está entre os veículos de comunicação brasileiros mais premiados de todos os tempos, figurando em primeiro lugar em Minas Gerais, aponta a pesquisa do “Ranking dos mais premiados da imprensa brasileira – 2024”, lançada em edição especial pela newsletter “Jornalistas & Cia”, publicada pelo “Portal dos Jornalistas”. O EM também conta com o profissional da imprensa mineira mais premiado do país, aponta o levantamento.
De acordo com a pesquisa, o Estado de Minas situa-se em 15º lugar em nível nacional entre os veículos mais premiados da história, sendo o que registra mais premiações no estado – à frente do segundo lugar mineiro no ranking, que aparece na 44ª colocação nacional. Na Região Sudeste, o EM ocupa o oitavo lugar.
Os Diários Associados, ao qual pertencem o Estado de Minas e o Portal Uai, aparecem como terceiro grupo de comunicação mais premiado da história do Brasil na pesquisa. O levantamento abrange profissionais e empresas de comunicação das diferentes mídias e plataformas nas cinco regiões do país, incluindo jornais, portais, emissoras de TV, rádio e agências de notícias, além de correspondentes de veículos internacionais.
BUSCA POR EXCELÊNCIA
“Os prêmios significam, sempre, um reconhecimento ao esforço e competência de profissionais que diariamente buscam a excelência do trabalho jornalístico”, ressalta o diretor de Redação do EM, Carlos Marcelo Carvalho.
Entre os profissionais de imprensa, a publicação lista o ranking dos “Jornalistas mais premiados da imprensa brasileira”, elaborado a partir de pesquisa sobre as premiações (em primeiro lugar) conquistadas ao longo da história, com pontuações distribuídas de acordo com o nível dos concursos (Estadual, Regional e Internacional).
Na lista dos 100 profissionais brasileiros mais premiados da história, o repórter do Estado de Minas Luiz Ribeiro figura em 16º lugar, sendo o jornalista com maior número de prêmios em Minas e o nono do segmento na Região Sudeste, a mais concorrida do país.
Com 33 anos de atuação no Estado de Minas, o profissional está ainda entre os maiores vencedores entre algumas das premiações nacionais de jornalismo, sendo o maior ganhador individual do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional (oito premiações).
Em 2023, ao lado do repórter Mateus Parreiras e dos repórteres-fotográficos Edésio Ferreira e Leandro Couri, Ribeiro conquistou o Grande Prêmio CNT de Jornalismo, da Confederação Nacional do Transporte, com a série de reportagens “Raio-X das mortes no trânsito”. No ano passado, foi o vencedor do 2º Prêmio Banco Mercantil de Jornalismo – categoria Mídia Online, promovido em nível nacional, com a série de reportagens “A era de ouro da geração prateada”, publicada pelo Estado de Minas em formato multimídia.
“Com as inovações tecnológicas e o fenômeno das redes sociais, é preciso satisfazer o desejo do público de acesso rápido às informações. Mas, com a necessária agilidade que garante audiência, persiste o desafio da apuração correta das informações. Com certeza, o reconhecimento das premiações jornalísticas representa um indicador do compromisso com a informação de qualidade”, afirma Luiz Ribeiro.
“O objetivo de qualquer reportagem é mostrar, de forma isenta e verdadeira, fatos de grande relevância para a população. Acima de tudo, o fato de um trabalho jornalístico fazer jus a um prêmio significa que o esforço empreendido cumpriu a missão de contribuir com a sociedade, função primordial do bom jornalismo”, avalia o repórter do Estado de Minas, que vive em Montes Claros, Norte de Minas, onde desenvolve seu trabalho revelando particularidades, riquezas e carências da região castigada pelas secas.
“Agradeço aos meus colegas, subeditores, editores e toda redação do Estado de Minas pelo trabalho coletivo. O bom jornalismo nunca se faz sozinho”, conclui o repórter do EM.