VOOS CANCELADOS

Anac suspende operações da Voepass por falta de segurança

Em agosto de 2024, acidente com aeronave da companhia aérea em Vinhedo (SP) matou 62 pessoas

Publicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir de hoje (11/3), as operações da Voepass, companhia aérea formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. A suspensão de caráter cautelar vai vigorar até que a empresa garanta o nível de segurança previsto pelos regulamentos de aviação no país. 

A Voepass conta com seis aeronaves. A operação inclui 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento. De acordo com a Anac, a suspensão decorre da capacidade da empresa em solucionar irregularidades “bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos”.

Em agosto de 2024, um acidente com uma aeronave da Voepass em Vinhedo (SP) matou 62 pessoas. Depois da tragédia, a Agência implantou uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia aérea. "Em outubro de 2024, foram exigidas pela Anac medidas como redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves com vistas à manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para as correções das irregularidades", explicou.

Ainda de acordo com a Anac, no fim de fevereiro, foi realizada uma nova rodada de auditorias, que identificou a "degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela agência".

"Além disso, foi constatada a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela agência nas ações de vigilância e fiscalização anteriores e a falta de efetividade do plano de ações corretivas. Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea", apontou. 

O que diz a Voepass

Em comunicado, a Voepass disse que vai demonstrar a capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos e que já está trabalhando para retomar as atividades. "A Voepass Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da Anac de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora. A Voepass reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança", disse, em nota.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A empresa defende que a suspensão traz um "impacto imensurável para milhares de brasileiros" e que, por isso, "colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível".

A orientação da Anac é que os passageiros afetados pela suspensão da Voepass procurem a empresa ou agência responsável pela venda da passagem para conseguir o reembolso ou reacomodação em outros voos. O Ministério de Portos e Aeroportos se pronunciou, dizendo que acompanhou as auditorias da Anac e que a suspensão vai possibilitar que a empresa melhore a governança e fortaleça a segurança dos voos.

Tópicos relacionados:

vinhed vinhedo voepass voos

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay