O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Riade, capital da Arábia Saudita, na manhã desta terça-feira (28/11), primeiro destino de sua comitiva no Oriente Médio. O presidente se reúne com o chefe de Estado, o monarca Mohammad Bin Salman, para falar sobre a atração de investimentos para obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O encontro também tem o objetivo de aproximar o governo brasileiro dos sauditas. De acordo com a agenda do presidente, o encontro está previsto para ocorrer às 12h15 (horário de Brasília).
"Chegando na Arábia Saudita, nosso primeiro destino nesta visita ao Oriente Médio, para reuniões com o chefe de Estado e de empresários brasileiros e sauditas. Vamos apresentar projetos de investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos países nos setores de energia, agricultura e também na indústria. Também vamos apresentar os projetos do Novo PAC para investimentos em infraestrutura", escreveu Lula em suas redes.
Bom dia. Chegando na Arábia Saudita, nosso primeiro destino nesta visita ao Oriente Médio, para reuniões com o chefe de Estado e de empresários brasileiros e sauditas. Vamos apresentar projetos de investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos… pic.twitter.com/kNAnFZCuN5
— Lula (@LulaOficial) November 28, 2023
Riade é o primeiro destino de Lula em um roteiro pelo Oriente Médio e pela Alemanha. O principal compromisso do petista é na Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes. O presidente também cumpre agenda em Doha, no Catar; e encerra a missão em Berlim, na Alemanha.
Com o presidente fora do país, o vice Geraldo Alckmin (PSB) assume a principal cadeira do Palácio do Planalto. Ao todo, Lula terá ficado fora do país por um total de 62 dias em 2023, sendo essa a 15ª viagem internacional.
Esta é a primeira agenda internacional do presidente Lula desde que realizou uma cirurgia no quadril, para tratar de dores crônicas, e outra no olho, há cerca de dois meses.