O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou, em suas redes sociais, nesta quinta-feira (14/12), se o senador Sergio Moro (União-PR) votou a favor da indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O questionamento do deputado se deu em razão de uma publicação do jornal O Estado de S. Paulo, que divulgou conversas do senador discutindo sobre a possibilidade de apoiar o indicado.
“Só não pode ter vídeo de você falando que votou a favor”
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) December 14, 2023
Então o Moro votou a favor de Dino? pic.twitter.com/iDnaJLW47l
Nas conversas flagradas pelo jornal, Moro, que é senador da oposição, foi alertado por um aliado em uma conversa no WhatsApp para não expor seu voto durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que aconteceu nessa quarta-feira.
"Sergio, o coro está comendo aqui nas redes, mas fica frio que jaja (sic) passa, só não pode ter vídeo de você falando que votou a favor, se não isso vai ficar a vida inteira rodando. Estou de plantão aqui, qualquer coisa só acionar", disse a pessoa identificada no contato como "Mestrão". "Beleza. Vou manter meu voto secreto, eh um instrumento de proteção contra retaliação", respondia Sergio Moro.
Procurado, Moro informou, por meio de sua assessoria, que a pessoa com quem conversou pelo celular apenas sugeriu o sigilo do voto devido à distorção do posicionamento do parlamentar nas redes sociais após o cumprimento a Dino. O senador afirmou que manterá o sigilo do voto como forma de proteção contra retaliações, mas não revelou a identidade de Mestrão.