
Trecho da BR-040 entre Nova Lima e Juiz de Fora vai a leilão em abril
Estão previstos mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão
compartilhe
Siga noO Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicou no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (19/12), a licitação para o leilão da BR-040 no trecho entre Nova Lima e Juiz de Fora, em Minas Gerais. O trecho será leiloado em 11 de abril de 2023.
No início do mês, a ANTT tinha aprovado com ressalvas o edital para o projeto de concessão deste trecho da rodovia, que possui 232 quilômetros de extensão. Estão previstos mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão.
Leia:Acidente com três veículos complica trânsito na BR-040
Anteriormente, a proposta abrangia o trecho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro (RJ), mas devido a uma decisão do Ministério dos Transportes, o projeto foi alterado após novos estudos, com a divisão em dois trechos: de BH a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. O edital precisou ser reaberto porque a concessionária que assumiria o trecho, desistiu do projeto.
26/12/2023 - 11:37 Motociclista morre ao tentar ultrapassar carreta; BR-381 tem 4km de filas 26/12/2023 - 21:31 Pedágios na BR-381 aumentam a partir desta quarta-feira (27) 27/12/2023 - 04:00 Vai pegar estrada? BR-262 tem situação crítica rumo à 'praia dos mineiros'
Agora, nesse novo edital, está previsto a duplicação de quase 164 quilômetros da rodovia, a implantação de 42 km de faixas adicionais, mais de 15 km de vias marginais, além de outras melhorias para otimizar o tráfego no trecho entre Juiz de Fora e BH.
Além disso, o edital do projeto prevê a transição operacional entre a operadora atual, a Via 040, e a futura vencedora do certame.
Leilão vai acontecer na bolsa de valores de SP (B3).