
Bolsonaro pode ser preso durante o Carnaval?
O ex-chefe do Executivo federal e seus principais aliados são suspeitos de participar de uma tentativa de golpe de Estado para invalidar as eleições presidenciais de 2022
Mais lidas
compartilhe
Siga noA pergunta deste carnaval no meio político é apenas uma: 'O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser preso a qualquer momento?' O ex-chefe do Executivo federal e seus principais aliados são suspeitos de participar de uma tentativa de golpe de Estado para invalidar as eleições presidenciais de 2022.
Em conversa com o Estado de Minas, o advogado Acacio Miranda, doutor em direito constitucional pelo IDP/DF (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa do Distrito Federal), explicou que mesmo diante das novas evidências expostas pela PF, não há elementos, por ora, para uma prisão preventiva do antigo chefe do Executivo.
Porém, segundo a Polícia Federal, "não há impeditivo por conta de datas para serem realizadas operações, assim como prisão", e que mesmo com o feriado, existem agentes de plantão e que ficam de sobreaviso em caso de necessidade.
10/02/2024 - 04:00 Os ecos da visita de Lula na corrida pela PBH 09/02/2024 - 23:39 Moraes converte prisão de Valdemar Costa Neto em preventiva 10/02/2024 - 09:35 PF pede ao Supremo abertura de inquérito contra Nikolas Ferreira por chamar Lula de ladrão
A operação em que Bolsonaro foi alvo, visou apurar a organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção de Bolsonaro no poder.
Além de Bolsonaro, aliados muito próximos do ex-presidente foram alvo de busca e apreensão, como Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Valdemar Costa Neto, Almir Garnier e Tercio Arnaud.
Em reunião gravada em vídeo obtida pelos agentes da PF, realizada em julho de 2022, quando Bolsonaro ainda ocupava o Palácio do Planalto, ele chegou a especular a hipóters de que poderia ser preso.