Jovens de 16 a 24 anos são os que mais querem que a reeleição seja mantida, com 71% deles a favor -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Jovens de 16 a 24 anos são os que mais querem que a reeleição seja mantida, com 71% deles a favor

crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press

A nova pesquisa Datafolha, divulgada na manhã desta sexta-feira (22/3), indica que mais da metade dos brasileiros é contra o fim da reeleição, projeto que será uma das agendas do Senado Federal em 2024: 58% do eleitorado é a favor de manter a possibilidade de reeleição, enquanto 41% querem que ela seja proibida. O restante não soube responder o questionamento.

 

 

A medida já é debatida há anos na Casa, uma vez que foi aprovada pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16, em 1997, e há muitos questionamentos sobre se ela precisa ser revisitada. O texto prevê o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo como presidente, governador e prefeito.

 

A pesquisa falou ainda com pessoas que se consideram muito ou um pouco petistas e, neste grupo, 67% são a favor da manutenção da reeleição. Já entre os bolsonaristas, 54% são a favor da reeleição.

 

Leia também: Haddad: Governo está otimista com déficit zero, mas meta depende de crescimento

 

Em questão de idade, jovens entre 16 e 24 anos são os que mais querem que a reeleição seja mantida, com 71% deles a favor, enquanto os mais velhos são os que menos querem que a medida permaneça, com 47% defendendo o fim da possibilidade.

 

Já entre os mais ricos e menos instruídos, 62% e 61%, respectivamente defendem a reeleição.