
Gilmar recomendou que Moro aproveitasse o tempo no Senado para estudar, diz site
Ministro do STF e senador Sergio Moro teriam tido reunião na última terça-feira (2/4) por cerca de uma hora
Mais lidas
compartilhe
Siga noO decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, teria sido procurado pelo senador Sergio Moro (União-PR) na última terça-feira (2/4), segundo relatou a jornalista Andréia Sadi, da Globonews. O encontro ocorre em meio a processos que o parlamentar enfrenta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O ministro teria ocupado a maior parte da reunião tecendo críticas ao senador, inclusive dizendo que Moro deveria aproveitar o tempo no Senado para estudar, uma vez que a “biblioteca da casa é excelente”.
04/04/2024 - 13:44 Janones dá 'cantada' em Deborah Secco após anúncio de separação 04/04/2024 - 14:23 Datena ao se filiar ao PSDB: 'O futuro a Deus pertence' 04/04/2024 - 14:52 MPF processa União para mudar nome de batalhão do Exército em MG que homenageia golpe de 64
Moro enfrenta um processo de cassação por abuso de poder econômico, em ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Liberal (PL). O senador é acusado de ter feito pré-campanha para presidente e, quando a candidatura não emplacou, mudou o foco para o Senado. O movimento teria gerado gastos de campanha desproporcionais aos demais candidatos.
A expectativa é que Moro seja absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), mas o caso deve ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento está empatado em 1 a 1, sendo que o relator votou pela absolvição do senador.
Moro também é alvo de processos no CNJ por sua atuação enquanto juiz da Lava-Jato, envolvendo o suposto conluio com o Ministério Público Federal, por meio do ex-procurador Deltan Dallagnol. Mendes é um dos principais críticos da Lava-Jato e do que ele apelidou de “República de Curitiba”.
No encontro com Moro, o decano do STF ainda disse que um dos poucos méritos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria tirar Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba. O senador foi ministro da Justiça no governo anterior.
Gilmar também teria dito que Moro e Dallagnol “roubavam galinha juntos” e que não precisava do vazamento das mensagens da “Vaza Jato” para saber do conluio entre os dois.