SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Zanin manda abrir inquérito contra Quaquá por tapa em deputado

O tapa aconteceu em dezembro de 2023, durante a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária

Publicidade

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou abrir um inquérito contra o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ) para investigar um tapa dado no deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES). O fato aconteceu em dezembro de 2023, durante a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária.


O pedido de investigação foi feito por Messias Donato. Zanin pediu à Procuradoria-Geral da República que se manifestasse sobre o assunto. O órgão se posicionou de forma favorável pela instauração do inquérito.


No pedido de abertura, Zanin afirma que as "diligências requeridas mostram-se necessárias para elucidar as condutas descritas no pedido de instauração do caderno investigatório".

"Ressalto que a instauração de inquérito não vincula, de forma alguma, a formulação de juízo quanto à procedência ou improcedência dos indícios de autoria ou materialidade, qualificando-se somente como ato formal idôneo a conferir trâmite regular às investigações que se iniciam nesta Suprema Corte", afirmou Zanin na petição.

A investigação será realizada pela Polícia Federal (PF).

Tópicos relacionados:

camara-dos-deputados cristiano-zanin stf

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay