Com a presença de três possíveis adversários ou possíveis aliados, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), formalizou, na noite dessa quinta-feira (18/4), a sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
O anúncio foi feito com a presença do presidente nacional da sigla, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e também do deputado federal Rogério Correia (PT-MG), e das deputadas estaduais Bella Gonçalves (Psol) e Ana Paula (Rede). Todos esses últimos três pré-candidatos à PBH.
Para Duda, a cidade tem historicamente eleito gestões progressistas. No entanto, aponta um avanço expressivo da extrema direita. A expectativa de Duda para as eleições municipais de 2024 é uma união da esquerda para a formalização de uma "candidatura mais viável". A pré-candidata aponta que a capital mineira precisa olhar para questões concretas da cidade, como a educação, a fome e os problemas de mobilidade.
Duda Salabert é a primeira mulher trans eleita por Minas Gerais para o Congresso Nacional, com 208.332 votos, e a terceira colocada geral em Minas. Nas eleições de 2020, foi eleita a vereadora mais bem votada da história de Belo Horizonte, com a marca de 37.613 votos.
Eleições 2024
As eleições municipais de BH ganham cada vez mais contornos mais definidos. No campo progressista, além de Duda, a capital mineira também conta com os pré-candidatos Paulo Lamac (Rede), as deputadas estaduais Ana Paula Siqueira (Rede) e Bella Gonçalves (PSOL) e o deputado federal Rogério Correia (PT).
- Eleição em BH: Cotados à prefeitura repercutem pesquisa do EM
Também são pré-candidatos o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo (MDB).
Além deles, também deve concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG), que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), e o senador Carlos Viana (Podemos), que como mostrou o Estado de Minas, lidera as pesquisas eleitorais.