A terceira passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Minas Gerais neste mandato foi marcada por momentos emocionados do Presidente da República. O petista participa de inauguração de fábrica de insulina em Nova Lima na manhã desta sexta-feira (26/4) e aproveitou a oportunidade para exaltar o amigo e seu ex-ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia.
- Lula em Minas: deputados aliados deixam evento alegando desrespeito
Mares Guia discursou antes de Lula no evento de inauguração de planta industrial da Biomm, empresa da qual é membro do conselho. O empresário falou por cerca de 40 minutos destacando o papel de sua família na indústria e relembrando a relação com os irmãos. Durante o discurso, Lula ficou visivelmente emocionado, com lágrimas nos olhos.
Em sua vez ao microfone, Lula iniciou o discurso relembrando sua relação com a família Mares Guia. Ele classificou a inauguração da Biomm como "mais que uma fábrica, mas a consolidação de um sonho". O presidente voltou a se emocionar ao lembrar, com a voz embargada, de sua bisneta Analua, que é diabética aos sete anos de idade.
A Biomm pretende retomar a fabricação de insulina glargina em território nacional após 23 anos de interrupção. O país hoje importa 100% do medicamento da China.
O discurso de Lula ainda permeou elogios ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à equipe de Fernando Haddad (PT-SP), ministro da Fazenda presente no evento. Segundo o presidente, o time do correlogionário merece o Prêmio Nobel de Economia pelo trabalho realizado no governo.
Ao encerrar sua participação, Lula retomou sua exaltação aos Mares Guia e finalizou o discurso abraçado a Walfrido e dizendo em lágrimas que o amigo é "mais que um irmão, é um companheiro que me arrependo de ter conhecido depois dos 50 anos".
Além de Haddad, acompanharam Lula as ministras da Saúde, Nisia Trindade; e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB); e os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG); e Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP).