Termina no próximo dia 8/5 o prazo para tirar, transferir, regularizar e fazer a biometria para votar nas eleições deste ano que vão escolher os prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros. O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.

No caso de Belo Horizonte, os eleitores também vão votar se aceitam ou não a proposta de mudança na bandeira da capital mineira.

 


A biometria ainda não é obrigatória, mas facilita a vida do eleitor e agiliza a votação.

 Neste fim de semana, nos dias 4 e 5 de maio, as unidades do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em todo o estado vão funcionar para atender os eleitores.

 Os cartórios eleitorais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior do estado também vão funcionar das 12 às 17h.

Na capital, as três Centrais de Atendimento ao Eleitor e os postos temporários localizados no Minas Shopping e Mercado Central estarão funcionando.

 O posto do Mercado funcionará no sábado de 8 às 17h e no domingo de 8 às 12h. E o do Minas Shopping, localizado no estacionamento do piso G2, de 8h às 18h30. As centrais estarão abertas de 8h às 17h.

 O interessado em solicitar os serviços eleitorais deverá comparecer a um dos locais de atendimento levando documento de identidade com foto e comprovante de residência.

 Para quem for tirar o título pela primeira vez, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita como documento de identificação e, se for do sexo masculino, é obrigatória a apresentação do Certificado de Alistamento Militar para maiores de 18 anos.

 O atendimento é por ordem de chegada e feito por meio de distribuição de senhas. Nessa reta final, o agendamento prévio está suspenso.

Vinicius Vasconcelos de Ávila Pereira, chefe do cartório da 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, disse que o prazo de espera tem sido em média de 40 minutos, mas nos postos  temporários do Mercado Central e do Minas Shopping, devido a enorme demanda, o tempo para ser atendido chega a cerca de 1h30.

Por isso, ele recomenda aos eleitores se dirijam preferencialmente às centrais.

Pereira destaca a importância do título que, segundo ele, vai além de permitir a votação nas eleições. "Com o título irregular, o cidadão não poderá fazer matrícula na universidade, tirar passaporte e pode ter até mesmo seu CPF cancelado", afirma.

O título, segundo ele, também vale como documento oficial em caso de perda da carteira de identidade.

Ele também recomenda aos eleitores que façam o cadastro da biometria para garantir agilidade e segurança nas eleições, além de assegurar benefícios ao acessar o portal eletrônico de serviços do governo federal.

Quem tem a biometria, afirma Pereira, tem selo ouro no portal, o que permite acessar alguns serviços diferenciados. 

Nas eleições de 2022, algumas urnas capturaram as digitais de eleitores portadores de carteira de motorista. Para conferir se a sua biometria está valendo, basta acessar o site do TRE-MG.

 

Título Net

 Eleitores que já têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral podem evitar as filas desta reta final do cadastro eleitoral.

 Serviços eleitorais como pagamento de multa, revisão de dados e transferência de domicílio podem ser realizados de maneira virtual, acessando o portal do TRE-MG (www.tre-mg.jus.br). O autoatendimento vai funcionar até o dia 8/5.

 Após a solicitação do serviço, o eleitor deve acompanhar a tramitação de seu pedido consultando o número do protocolo emitido pelo sistema para ter certeza que a solicitação foi deferida.

 Pelo site do TRE-MG, o eleitor também pode consultar sua situação eleitoral para saber se está apto ou não a votar e pode ainda conferir se sua biometria está cadastrada.

 Disque eleitor

 O eleitor também pode tirar dúvidas ou consultar o horário e o endereço de onde solicitar os serviços pelo Disque-Eleitor ( fone 148) ou acessar o site do TRE-MG

 A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral. Após esse prazo, qualquer alteração no cadastro eleitoral poderá ser realizada somente depois da votação deste ano. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos.


Confira os postos de atendimento que vão funcionar no fim de semana e dias úteis

BH

Centrais de Atendimento ao Eleitor

Avenida do Contorno, 7038, Lourdes

Rua Padre Pedro Pinto, 5020, Venda Nova

Rua Alcindo Vieira, 69, Barreiro

Postos temporários 

Av. Cristiano Machado, 4.000, União (Minas Shopping)

Avenida Augusto de Lima, 744, Centro (Mercado Central)

Postos temporários abertos somente nos dias úteis

 

BH

Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho;
Câmara Municipal de Belo Horizonte - Av. Churchill, 505, Santa Efigênia;
BH Resolve - Rua Caetés 342, Centro.

 

Dúvidas

Disque-eleitor: 148
Site TRE-MG - www.tre-mg.jus.br

compartilhe