Nova rodada de pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8/5), indica que a maioria dos brasileiros acredita que o poder de compra no país caiu no último ano. O percentual é de 67%, ante 19% daqueles que acreditam que o poder de comprar aumentou. Para 12%, o poder de compra permaneceu o mesmo.
Ainda segundo o levantamento, para 38% dos entrevistados, a economia do país piorou no último; 27% acreditam que melhorou; e 32% acreditam que ficou do mesmo jeito.
Contas aumentaram
62% dos entrevistados apontam que os valores das contas de água e luz aumentaram no último mês. Já 48% acreditam que o valor do combustível aumentou. E 73% apontam aumento nos alimentos.
Expectativas
A expectativa de 48% dos entrevistados é de que a economia melhore nos próximos 12 meses, enquanto 30% acreditam que o cenário irá piorar. Outros 19% acreditam que a economia irá continuar do mesmo jeito.
A pesquisa foi feita com 2.045 eleitores, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.