O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) lançou em sua página na internet um tutorial de como baixar e usar o título digital. Batizado de e-Título, o aplicativo, disponível para as plataformas Android e IOS, pode ser instalado gratuitamente em aparelhos celulares ou tablets.
Com ele, o eleitor pode consultar o local de votação, emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais, se inscrever como mesário voluntário e justificar sua ausência no dia da votação.
Leia também: Leite apresenta plano de reconstrução do RS com foco em moradias
O e-Título conta ainda com ferramentas inclusivas para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas.
Identificação do eleitor
Caso já tenha sido feita a coleta de dados biométricos, o eleitor pode usar o e-Título para se identificar para o mesário no dia das eleições, marcadas para acontecer nos dias 6 e 27 de outubro, em caso de segundo turno, que acontece somente nas cidades com mais de 200 mil eleitores.
O TRE-MG orienta o eleitor a sempre portar um documento de identificação para o caso de haver algum problema de funcionamento do dispositivo móvel na hora da votação.
Servem como documento oficial de identificação a carteira de identidade, carteira de categoria profissional, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira de habilitação.
Para acessar o site do TRE-MG, clique aqui.