Claudia Sheinbaum será a primeira presidente da história do México -  (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)

Claudia Sheinbaum será a primeira presidente da história do México

crédito: CARL DE SOUZA / AFP

Governistas usaram as redes sociais nesta segunda-feira (3/6) para comemorar a vitória da candidata de esquerda Claudia Sheinbaum à Presidência do México. Eleita nesse domingo, ela será a primeira mulher a governar o país. Uma das autoridades a comemorar a vitória foi a primeira-dama Janja Lula da Silva. 

 

Em suas redes sociais, Janja destacou o currículo de Claudia e seu comprometimento com o combate à pobreza e violência, além do pauta ambiental. Janja também desejou sucesso à nova presidente.

 

"Começando a semana com uma ótima notícia! O México elegeu nesse domingo sua primeira PresidentA (sic). Apesar dos desafios e da violência nesse ciclo eleitoral, Claudia conquistou uma vitória significativa e seguirá, com a confiança do povo mexicano, trabalhando no combate a pobreza e a violência em seu país. Sua experiência na área ambiental pode ser impulsionadora da transformação de seu país para o enfrentamento da crise climática", escreveu. 

 

 

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que a eleição de Claudia Sheinbaum era "emocionante". "Mais uma de nós fazendo história por uma política que tenha a cara da sociedade", afirmou.

 

 

 

Já a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), compartilhou um vídeo ao lado do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) parabenizando a população do México. Gleisi e Lindbergh foram ao México acompanhar eleição presidencial. 

 

"Parabéns ao povo mexicano pela expressiva vitória de Claudia Sheinbaum, primeira mulher presidenta do México! Parabéns presidente Lopes Obrador, parabéns ao campo democrático e progressista e, sobretudo parabéns às mulheres por essa conquista!", escreveu.