A presidente do Tribunal Regional Federal da 6a Região (TRF-6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, autografou hoje, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, seu livro “Um poema para Bárbara".
O livro é um romance histórico que narra a vida da heroína da Inconfidência Mineira, Bárbara Heliodora. Desde o dia 21 de abril deste ano, Heliodora integra o Panteão dos Inconfidentes no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.
A história contada se passa em São João del-Rei, Minas Gerais, no ano de 1776, quando a cidade recebe um novo ouvidor da comarca, vindo de Portugal: o jovem intelectual José Inácio de Alvarenga Peixoto.
Pronto para assumir sua responsabilidade na Colônia da Coroa Portuguesa, o caminho do magistrado se cruza com o de Bárbara Heliodora, moça de gosto apurado e ideias à frente de seu tempo. Desse encontro, nasce uma paixão repleta de sonhos de liberdade e revolução.
Retratando a jornada que culmina na turbulenta Inconfidência Mineira, "Um poema para Bárbara" é uma história de amor e coragem que permanece através dos tempos. Um legado de sangue e lutas, de ideais e heroísmo, que marca até hoje a História do Brasil.
Nascida em Belo Horizonte, Mônica Sifuentes iniciou a carreira judicial em 1992, no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG). É magistrada de carreira há quase 30 anos. Doutora em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Lisboa, também é mestre de Direito Econômico pela UFMG. Desde 2022, preside o TRF-6.