O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta terça-feira (25/6), a liberdade do fundador da WikiLeaks, Julian Assange. Em suas redes sociais, o presidente disse que "o mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje" após a libertação de Assange.
"O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa", escreveu Lula.
O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa.
— Lula (@LulaOficial) June 25, 2024
Julian Assange deixou a prisão no Reino Unido na noite dessa segunda-feira (24/6) após fazer um acordo com a Justiça dos Estados Unidos. Ele concordou em se declarar culpado de acusações de espionagem em troca da liberdade.
Assange, de 52 anos, foi acusado de conspiração para obter e divulgar informações de defesa nacional. Ele passou os últimos cinco anos em uma prisão britânica, de onde lutava contra a extradição para os Estados Unidos.