Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Lincoln Portela (PL-MG) e Rogério Correia (PT-MG), além do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) estão no ranking -  (crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Geraldo Magela/Agência Senado)

Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Lincoln Portela (PL-MG) e Rogério Correia (PT-MG), além do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) estão no ranking

crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Geraldo Magela/Agência Senado

Nove parlamentares mineiros estão entre os cem mais influentes no Congresso Nacional em 2024. É o que mostra levantamento divulgado nesta sexta-feira (28/6), pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A pesquisa considera os 513 deputados federais e 81 senadores em mandato no mês de junho, e é realizada anualmente desde 1994.

 

Da lista com os cem parlamentares mais influentes, 69 são deputados federais e 31, senadores, Minas Gerais é representada por oito deputados e um senador, sendo eles de peso à direita e à esquerda, como os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Lincoln Portela (PL-MG) e Rogério Correia (PT-MG e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) (veja lista no fim da reportagem).

 

 

Para montar a lista, o Diap considera influentes os parlamentares que têm "capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações", "pelo saber" ou pelo "senso de oportunidade". O departamento também considera os que têm a habilidade de "leitura da realidade" e "facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão".

 

 

O PT lidera o ranking, com 21 representantes, que puxam o apoio de outros 55 parlamentares. Com 76 "cabeças" apoiando a base governista, outras 16 são vinculadas à oposição — grupo liderado pelo PL, que tem 12 nomes na lista e é o segundo com mais representantes. Os outros oito parlamentares são de partidos neutros ou não têm sigla. 

 

Na relação, a região Sudeste é que mais tem nomes influentes. Liderada por São Paulo, com 17 nomes, a região também tem 13 representantes do Rio de Janeiro, além dos nove de Minas Gerais.

 

 

Veja quem são os parlamentares mineiros mais influentes (Em ordem alfabética)

 

  1. Deputado Aécio Neves (PSDB-MG)
  2. Deputado Lincoln Portela (PL-MG)
  3. Deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)
  4. Deputado Odair Cunha (PT-MG)
  5. Deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
  6. Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG)
  7. Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
  8. Deputado Rogério Correia (PT-MG)
  9. Deputado Zé Silva (Solidariedade-MG)