O governador Romeu Zema (Novo) deve ir a Brasília na tarde desta quarta-feira (26/6) para se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e discutir o projeto de renegociação das dívidas dos estados com a União.  

 

Segundo a assessoria do presidente do Congresso Nacional, o encontro está previsto para o final da tarde. Também participará da reunião o Secretário-adjunto de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes. Até a manhã de hoje, o encontro ainda não constava na agenda do governador Romeu Zema.

 



A reportagem entrou em contato com a assessoria de Zema para confirmar a agenda e aguarda retorno.

 

Nessa terça-feira (25/6), Pacheco informou que o governo federal estuda aceitar a federalização de estatais de Minas em troca da redução dos juros da dívida do estado.

 

A proposta inicial de Pacheco era abater do estoque da dívida (valor principal do débito mais os juros) o crédito das estatais a serem federalizadas, mas ela não foi aceita pelo governo, conforme antecipado semana passada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.


 

 

A proposta inicial do senador previa que o estado que federalizasse estatais e entregasse créditos constituídos de qualquer natureza para a União pudesse ser premiado com algum tipo de abatimento sobre o débito principal. “Mas houve uma recusa do governo federal e do Ministério da Fazenda dizendo que isso impactaria, inclusive, na questão do resultado primário do país, então essa ideia foi substituída por um prêmio em relação aos juros”.

 

(Com informações Alessandra Mello)

compartilhe