Os adversários do prefeito Fuad Noman (PSD) nas eleições municipais de Belo Horizonte prestaram solidariedade ao diagnóstico de linfoma abdominal confirmado pelo chefe do Executivo municipal na manhã desta quinta-feira (4/7). Durante uma coletiva de imprensa, Fuad afirmou que não deixará a campanha em busca da reeleição.

 



 

Em suas redes sociais, o deputado federal Rogério Correia (PT) prestou solidariedade e disse que está na torcida por sua "pronta recuperação". "Minha total solidariedade ao prefeito Fuad Noman. Torcida e orações para sua pronta recuperação", escreveu o petista, que é pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

 

Fuad e Rogério tiveram suas diferenças durante a pré-campanha. O petista, que busca o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), competiu com o atual prefeito em busca dessa colaboração. Na semana passada, Rogério venceu a disputa, e Fuad abriu mão do apoio da presidência, deixando o caminho livre para a candidatura do PT.

 

Duda Salabert, também deputada federal e pré-candidata à PBH pelo PDT, desejou que o tratamento do câncer seja "rápido e resolutivo". Em sua mensagem, a parlamentar destacou que, em momentos como esse, é preciso deixar as "divergências políticas" de lado. "Meu mais sincero desejo de pronta recuperação ao prefeito Fuad Noman. Que o tratamento da doença seja rápido e resolutivo. Apesar das divergências que temos, na política brigam as ideias e nunca as pessoas. Aproveito para agradecer ao Fuad pela trajetória pública que tanto contribuiu e contribui na literatura e na gestão pública do país", escreveu.

 

 

O senador Carlos Viana (Podemos) também se manifestou. O líder evangélico, que estuda deixar a pré-candidatura, desejou melhoras ao rival: "Li com preocupação as notícias sobre a saúde do prefeito de BH, Fuad Noman. Desejo pronta recuperação a ele."


A ex-secretária de Estado de Planejamento e Gestão Luísa Barreto (Novo) desejou a ele "um tratamento rápido e eficaz". A candidata pelo Novo usou o X (antigo Twitter) para enviar a mensagem ao prefeito: "Recebi a notícia do diagnóstico positivo do prefeito Fuad Noman para um linfoma não-Hodgkin. Desejo a ele um tratamento rápido e eficaz e uma pronta recuperação".

 

Ao Estado de Minas, Luisa confirmou que ligou ao prefeito e desejou melhoras.

 

O deputado estadual Bruno Engler (PL-MG), pré-candidato escolhido por Jair Bolsonaro (PL), também se manifestou. O bolsonarista, que vinha atacando a gestão do PSD na prefeitura durante toda a pré-campanha, enviou uma nota à imprensa: "Independentemente de política, desejo ao prefeito e sua família força para enfrentar essa situação e que ele se recupere plenamente".

 

A deputada Bella Gonçalves (PSOL) desejou "todas as energias de cura e cuidado". "Que ele possa estar bem, com a família, se cuidar para essa fase passar logo", escreveu. A parlamentar deve abrir mão de sua pré-candidatura na semana que vem. Ela é cotada para ser vice na chapa de Rogério Correia.

 

Ao EM, Mauro Tramonte (Republicanos-MG) também falou sobre a situação: "Lamentamos muito a doença do prefeito Fuad Noman e desejamos sua pronta recuperação".

 

O presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, pré-candidato pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), enviou uma carta ao prefeito prestando solidariedade. Ele lembrou que em maio de 2023, quando Fuad passou por uma cirurgia para a retirada de nódulos cancerígenos, enviou um arranjo de girassóis.

 

“Envio-lhe as mesmas flores nesse momento diante do anúncio de mais um episódio envolvendo a sua saúde. A um homem público cabe a transparência total. Sempre. Em nome da Câmara Municipal de Belo Horizonte, manifesto minha solidariedade”, disse.

 

(Com Bruno Nogueira)

compartilhe