O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte com 19% das intenções de voto, segundo a primeira pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (5/7). Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, o parlamentar empata com o ex-deputado estadual João Leite (PSDB) que aparece no levantamento estimulado com 12%.

 

O Datafolha ouviu 616 eleitores da capital mineira entre terça-feira (2/7) e essa quinta (4/7), com um nível de confiança de 95%. A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-06755/2024.

 



 

O primeiro cenário considera todos os pré-candidatos lançados na disputa. Atrás dos expoentes da direita, aparecem os principais nomes da esquerda: a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 10%, e o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Rogério Correia (PT), com 8% das intenções de voto.

 

Atrás deles pontua o senador Carlos Viana (Podemos), pré-candidato do grupo político chamado de “Família Aro” - vereadores e deputados ligados ao secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro (PP) -, com 8%. Candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado estadual Bruno Engler (PL) recebe 7% das intenções de voto.

 

O atual prefeito Fuad Noman (PSD) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo (MDB), são citados por 6% e 4% respectivamente. Já a candidata Luísa Barreto (Novo), ex-secretária de Estado de Planejamento, e apoiada pelo governador Romeu Zema (Novo), aparece com 1%, empatada com Indira Xavier (UP).

 

O levantamento também mostra que 13% dos entrevistados responderam que votariam em branco ou nulo, enquanto 9% não sabem em quem votar em outubro.

 

Segundo cenário

 

O segundo cenário pesquisado pelo Datafolha retira os nomes de Duda Salabert e João Leite da disputa. Neste caso, Tramonte dispara na liderança com 23% das intenções de voto, ao mesmo tempo em que Carlos Viana cresce para o segundo lugar com 13%. Único nome da esquerda tradicional no levantamento, Rogério Correia recebeu 11% dos votos.

 

O prefeito Fuad Noman cresce para 9% das intenções de voto, seguido de perto pelo bolsonarista Bruno Engler com 8%. O vereador Gabriel Azevedo é citado por 5% do eleitorado, enquanto Luísa Barreto e Indira Xavier empatam novamente com 2%. Wanderson Rocha, do PSTU, pontua com 1%.

 

Neste cenário, 17% dos entrevistados responderam que votariam em branco ou nulo, enquanto 10% não sabem.

 

Cenário indefinido

 

No levantamento espontâneo, quando o eleitor precisa citar o nome de um candidato, uma maioria esmagadora de 73% respondeu que não sabe em quem vai votar nestas eleições. Outros 7% responderam que votam em branco ou nulo.

 

Considerando a margem de erro, todos os outros candidatos empatam tecnicamente. Mauro Tramonte é o primeiro com 4% das intenções de voto, seguido por Bruno Engler (3%), Rogério Correia (3%), Fuad Noman (3%) e Duda Salabert (2%). Os demais pré-candidatos não pontuaram no levantamento.

 

O eleitor belo-horizontino também foi perguntado em quem não votaria de jeito nenhum. Neste caso, João Leite é rejeitado por 25% dos entrevistados, enquanto Duda Salabert e Bruno Engler aparecem com 23% de rejeição.

 

Eles ainda são seguidos por Fuad Noman (22%), Gabriel Azevedo (20%), Rogério Correia (19%), Luísa Barreto (18%) e Carlos Viana (18%). Líder da pesquisa de intenção de voto, Tramonte é o menos rejeitado, citado em 15% dos questionários.

 

Ao mesmo tempo em que é o mais rejeitado, o tucano Leite é o menos desconhecido do público - apenas 9% disseram não conhecer o ex-deputado e ex-goleiro do Atlético Mineiro. No desconhecimento do público, ele é seguido por Mauro Tramonte, com 14%, e Carlos Viana, com 19%, sendo que ambos possuem carreira nos meios de comunicação.

 

O restante dos principais nomes da disputa até o momento também são pouco conhecidos do público. O prefeito Fuad, por exemplo, é desconhecido por 48% do eleitorado, Rogério Correia por 50%, seguido por Duda Salabert (52%), Gabriel Azevedo (59%), Bruno Engler (65%) e Luisa Barreto (77%).

Estimulada com todos os pré-candidatos

 

Mauro Tramonte (Republicanos) - 19%
João Leite (PSDB) - 12%
Duda Salabert (PDT) - 10%
Rogério Correia (PT) - 8%
Carlos Viana (Podemos) - 8%
Bruno Engler (PL) - 7%
Fuad Noman (PSD) - 6%
Gabriel Azevedo (MDB) - 4%
Indira Xavier (UP) - 1%
Luísa Barreto (Novo) - 1%
Wander Rocha (PSTU) - 0%
Branco/Nulo - 13%
Não sabem - 9%

 

Estimulada sem Duda e Leite

 

Mauro Tramonte (Republicanos) - 23%
Carlos Viana (Podemos) - 13%
Rogério Correia (PT) - 11%
Fuad Noman (PSD) - 9%
Bruno Engler (PL) - 8%
Gabriel Azevedo (MDB) - 5%
Luísa Barreto (Novo) - 2%
Indira Xavier (UP) - 2%
Wanderson Rocha (PSTU) - 1%
Branco/Nulo - 17%
Não sabem - 10%

 

Espontânea

 

Mauro Tramonte (Republicanos) - 4%
Bruno Engler (PL) - 3%
Rogério Correia (PT) - 3%
Fuad Noman (PSD) - 3%
Duda Salabert (PDT) - 2%
No atual prefeito - 1%
Outros - 5%
Branco/Nulo - 7%
Não sabem - 73%

compartilhe