O ex-deputado estadual João Leite (PSDB) decidiu concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O parlamentar já tinha confirmado a pré-candidatura lançada pelo partido, mas relutava em confirmar sua participação no pleito. No entanto, pressionado por aliados e atraído pelas últimas pesquisas de intenção de voto que apontam o tucano bem posicionado na corrida pela PBH, ele decidiu disputar. 





 

Segundo a primeira pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nessa sexta-feira (5/7), considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, no cenário estimulado, João Leite está tecnicamente empatado com o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) com 12% das intenções de voto. 


O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte com 19% das intenções de voto. 


João Leite foi vereador por Belo Horizonte e eleito deputado estadual por sete mandatos sucessivos.

 

Ele também já disputou a prefeitura  três vezes. Em 2000, ele foi derrotado por Célio de Castro (PSB) no segundo turno. Quatro anos depois, ele tentou novamente, mas Fernando Pimentel (PT) acabou eleito prefeito no primeiro turno. Em 2016, ele foi para o segundo turno e perdeu a disputa para Alexandre Kalil (PSD).


O tucano se filiou ao PSDB no início da sua carreira política, em 1992, teve breve passagem pelo PSB entre os anos 2004 e 2006, mas voltou para o partido desde então. 



O Datafolha ouviu 616 eleitores da capital mineira entre os dias 2 e 4 de julho, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-06755/2024.

compartilhe