Após muita negociação, ficou definido, nesta quinta-feira (25/7), que o vice na chapa de reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD) será o vereador Álvaro Damião (União Brasil). A indicação é do senador Rodrigo Pacheco, uma das principais lideranças do PSD e com grande influência sobre o União Brasil.

 

A informação foi confirmada pelo jornalista Orion Teixeira, às 18h desta quinta-feira (25/7). Damião inicialmente resistiu à indicação, pois além de almejar a reeleição como vereador, ele também tem planos de concorrer à Câmara dos Deputados em 2026. Na visão do vereador, ser vice de Fuad poderia comprometer seu protagonismo necessário para impulsionar uma futura candidatura ao Congresso. 

 



 

A decisão foi tomada seis dias após uma reunião entre Pacheco, que além de presidente do Congresso Nacional é uma figura central no PSD e nas articulações da campanha em Belo Horizonte, e Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de BH. Kalil, que deixou a prefeitura com alta aprovação, é considerado um forte cabo eleitoral nesta eleição.

 

Conforme relatado pelo “EM Minas” na terça-feira (23/7), a reunião em Brasília não seguiu o curso esperado por Pacheco e pelo presidente do PSD, Cassio Soares. Os dois esperavam garantir o apoio de Kalil a Fuad, mas acabaram ouvindo críticas do ex-prefeito sobre a condução das tratativas dentro do partido.

 

Os líderes do PSD tinham a intenção de que Kalil indicasse um vice, mas, sem uma perspectiva clara do ex-prefeito, o acordo pré-existente com o União Brasil prevaleceu. O PSD espera que a aliança com o União Brasil proporcione a Fuad mais tempo de televisão na campanha.

 

Além de Damião, o deputado federal Rodrigo de Castro também foi considerado para a vaga. No entanto, a decisão final agradou Fuad, que vê no vereador um grande aliado na Câmara Municipal. Anteriormente, o prefeito havia expressado a preferência por uma mulher na posição de vice.

 

A homologação do nome de Damião está prevista para ocorrer na convenção de seu partido, marcada para este sábado (27/7). Procurado pelo Estado de Minas, o vereador afirmou que vai esperar a data para comentar a decisão do partido.


Zema quer aliança com Tramonte

 

Nas últimas horas, avançaram as negociações entre o governador Romeu Zema (Novo) e o pré-candidato a prefeito de BH Mauro Tramonte (Republicanos). Com isso, a pré-candidata a prefeita pelo partido do governador Luisa Barreto poderá ser vice de Tramonte.

 

Além de se aproximar do favorito na disputa, segundo as últimas pesquisas, o objetivo de Zema é distanciar-se da direita bolsonarista, que tem como pré-candidato Bruno Engler (PL). Se confirmada a desistência de Luisa, BH deverá ter de seis a sete candidatos em disputa pela prefeitura.


compartilhe