O deputado estadual Bruno Engler (PL-MG) decidiu indicar Coronel Claudia (PL) como sua vice na chapa para a Prefeitura de Belo Horizonte. A chapa será anunciada oficialmente nesta sexta-feira (2/8) na convenção do Partido Liberal.
Coronel Claudia foi cogitada para ser vice de Engler em 2020, quando Engler concorreu às eleições municipais contra Alexandre Kalil e ficou em segundo lugar. Na época, a justiça não autorizou a escolha devido ao prazo do registro.
Claudia é ativista bolsonarista nas redes sociais e já foi candidata a deputada federal. A policial é conhecida por suas opiniões semelhantes às do deputado Bruno Engler (PL).
O nome da militar foi indicado pelo próprio pré-candidato. No entanto, dentro do PL, interlocutores também mencionam a possibilidade de uma aliança entre as pré-candidaturas de Engler e do senador Carlos Viana (Podemos). Esse cenário não é a preferência do deputado estadual, que deseja liderar uma chapa rumo à PBH.
Recentemente, o PL havia fechado um acordo com o Progressistas para indicação na chapa. Segundo fontes do partido, a negociação não avançou. Entretanto, uma parte do partido ainda teme disputar as eleições de 2024 com uma chapa pura.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não estará presente na convenção que lança a chapa em Belo Horizonte, participando via vídeo. Ele visitará BH na segunda quinzena de agosto para se reunir com Engler e outro pré-candidato, o deputado federal, Junio Amaral, em Contagem.
Convenção do PL contará também com a presença do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do senador Cleitinho (Republicanos).