A candidata à Prefeitura de Belo Horizonte ainda afirmou que saúde é sua prioridade, juntamente com educação -  (crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press)

A candidata à Prefeitura de Belo Horizonte ainda afirmou que saúde é sua prioridade, juntamente com educação

crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press

Em entrevista ao Estado de Minas nesta segunda-feira (26/8), a candidata pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) à Prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert, criticou o atual prefeito Fuad Noman (PSD) pela gestão recente de saúde. Segundo ela, o prefeito desconhece a realidade da população belo-horizontina, uma vez que não visitou postos de saúde durante a epidemia da dengue.

 

 

Questionada pelo Estado de Minas sobre a alegação de Fuad de que os candidatos estão “prometendo muito sem conhecer a realidade da cidade”, Duda interrompeu questionando se o prefeito tem esse conhecimento: “O prefeito que desconhece a realidade”.

 

 

“Nós tivemos a maior epidemia de dengue da história de Belo Horizonte. O prefeito não teve coragem, não conseguiu sair nem um dia da cadeira dele e do ar condicionado para ir a um posto de saúde”, alfinetou a candidata, que completa: “Quando eu falei coragem é porque ele sabe que vai ser mal recebido”.

 

Segundo ela, o prefeito deveria ter conversado com os pacientes e com os gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para compreender, de fato, a realidade da saúde na cidade. Em seu plano de governo, segundo Duda, a “saúde é e sempre será prioridade junto com a educação”.

 

 

A candidata finalizou sua fala questionando: “Como é que pode Belo Horizonte ter tido a maior crise de dengue da história e o prefeito não ter ido sequer a uma UPA? O desconhecimento é dele, de não chegar na UPA e conversar com o cidadão”.

 

Até o dia 1º de julho deste ano, o estado registrou 1.655.644 de casos prováveis de dengue, sendo 970.216 confirmados e 764 mortes.

 

Sabatinas

As sabatinas do Estado de Minas começaram na última segunda-feira (19/8), quando foi entrevistada Lourdes Francisco (PCO). Nos dias seguintes foram entrevistados Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU), Bruno Engler (PL) e Carlos Viana.


Confira a agenda com as próximas entrevistas:

  • Terça-feira (27/8) - Rogério Correia (PT)
  • Quarta-feira (28/8) - Mauro Tramonte (Republicanos)
  • Quinta-feira (29/8) - Gabriel Azevedo (MDB)
  • Segunda-feira (2/9) - Fuad Noman (PSD)

 

Debate na Alterosa

Em setembro, a TV Alterosa e o Portal UAI convidam os telespectadores para assistir ao debate entre os candidatos à PBH. No dia 11, às 17h30, os sete candidatos dos partidos com representação em Brasília – como determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – se encontram para confrontos diretos em quatro blocos.

 

Com uma duração de aproximadamente 2h15, o debate será apresentado pela âncora e editora da TV Alterosa, Carolina Saraiva. Na ocasião, Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB), Mauro Tramonte (Republicanos) e Rogério Correia (PT) terão de responder perguntas feitas entre eles.

 

O primeiro, segundo e terceiro blocos serão exclusivos para os confrontos. O primeiro candidato será definido por sorteio e terá 30 segundos para formular uma questão para que outro candidato de sua escolha responda em até 1min30. O desafiante terá um (1) minuto para réplica, e o desafiado 30 segundos para a tréplica. A ideia é fazer com que cada candidato seja questionado por outro.

 

Em caso de ofensas e ataques, os candidatos podem levantar o braço em direção a Carolina Saraiva e pedir direito de resposta. O pedido será analisado por uma comissão. Se concedido, o candidato terá a fala no início do bloco seguinte.

 

O quarto e último bloco será destinado para as considerações finais. Cada candidato terá 2 minutos para encerrar sua participação no debate. Os melhores momentos poderão ser conferidos no portal do Estado de Minas e, também, na edição impressa do dia 12.