Lula sabe de antemão que, se estiver muito fraco em 2026, os aliados de hoje serão os oposicionistas de amanhã. -  (crédito: EVARISTO SÁ/AFP)

Lula relacionou a vitória do leilão com promessa das obras de via paraibana

crédito: EVARISTO SÁ/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considerou o leilão da BR-381 um "sucesso extraordinário". A afirmação foi feita nesta sexta-feira (30/08) durante entrevista à Rádio MaisPB, enquanto comentava sobre a obra de triplicação da BR-230, principal via de João Pessoa e região metropolitana, na Paraíba.

 

 Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Lula disse que conversou com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre o sucesso da concessão da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares. Ele relacionou essa vitória com a promessa das obras na via paraibana.

 

"Ninguém queria, duas ou três licitações [para o leilão da BR-381, chamada de 'Rodovia da Morte'] deu vazio, porque é uma estrada muito perigosa, muito morro, e ninguém queria fazer", comentou o presidente. "Ontem nós conseguimos na bolsa de valor de São Paulo fazer leilão e vamos fazer a obra", comemorou.

 

 

Lula ainda completou "não há nada que a gente não possa fazer". Segundo ele, o governo terá o mesmo empenho para as obras na BR-230. "Vai sair, é um compromisso meu, uma promessa minha na tua frente", disse ao repórter da MaisPB.


 

O leilão

 

Nessa quinta-feira, a gestora de investimentos 4UM venceu o leilão realizado na bolsa de valores B3 em São Paulo. Com isso, ela fica responsável pela duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares e a manutenção da via pelos próximos 30 anos.

 

 

De acordo com a gestora, deverão ser investidos R$ 9,34 bilhões nas obras, que incluem a duplicação de 134,27 quilômetros de estrada, 83 quilômetros de faixas adicionais, 9,7 quilômetros de marginais, 20 passarelas e 15 passagens de fauna. O edital do leilão calcula que a concessão tem o potencial de gerar cerca de 73 mil empregos, de forma direta ou indireta.