Deputado fez o convite após bilionário ter feito críticas ao ministro do STF -  (crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e Getty Images)

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ganhou elogios do bilionário Elon Musk

crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e Getty Images

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sugeriu a paralisação de todas as atividades do Congresso Nacional após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a rede social X no Brasil nesta sexta-feira (30/8). Com isso, o político recebeu elogios do bilionário Elon Musk.

 

Nikolas propôs a deputados e senadores a paralisação do Congresso até que seja tomada uma medida definitiva que limite os poderes do ministro.

 

 

“Chega. Eu vou radicalizar, nem que seja sozinho”, escreveu o deputado no X antes da rede social sair do ar. Em comentário na publicação de Nikolas, Musk escreveu: “Guerreiro da liberdade”. Em outra postagem em seu perfil no Instagram, o deputado sugeriu o impeachment do ministro.

 

 

Em despacho, Moraes informou que solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o bloqueio da rede social no país, assim como a impedimento do acesso por parte do Google e outros buscadores.

 

 

As empresas que descumprirem a medida ficam sujeitas a uma multa diária no valor de R$ 50 mil. A penalidade, que inicialmente se aplicava também a qualquer pessoa que usasse VPN para acessar a rede social, foi posteriormente reconsiderada, permitindo o uso de uma Rede Privada Virtual (VPN).

 

 

O magistrado decidiu bloquear o X no Brasil após o descumprimento de decisões anteriores por parte da empresa. Um exemplo foi a falha em bloquear perfis que atacavam as instituições democráticas, apesar de uma determinação de Moraes. Essa negativa resultou em multas diárias à empresa, que não foram pagas.

 

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, repercutiu na imprensa mundial, com destaque na primeira página dos principais jornais do mundo (veja aqui).

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia