FOLHAPRESS - O eleitor maior de 18 anos pode conferir se foi chamado para trabalhar como mesário ou para dar apoio logístico nas eleições 2024. O prazo para juízes fazerem a publicação de editais com o nome dos convocados terminou no último dia 7.

 

Os cartórios eleitorais fizeram convocações a partir de diferentes meios, como carta, e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas.

 



 

Mas, em caso de dúvida, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) orienta contatar o cartório eleitoral no qual a pessoa está inscrita ou fazer a consulta no Diário da Justiça Eletrônico de seu estado.

 

O portal da Justiça Eleitoral concentra a relação dos tribunais regionais por estado, disponíveis para consulta.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

No dia da votação, os mesários têm dentre as suas funções identificar o eleitor, colher a assinatura ou biometria e entregar o comprovante de votação.

 

Eles também fazem o registro em ata das ocorrências registradas e controlam a movimentação de pessoas.

 

Já o presidente da mesa receptora de votos tem como atribuições tirar dúvidas e manter a ordem do local, inclusive com o uso da força pública quando necessário.

 

 

Ele também deve nomear eleitores no caso de mesários faltosos e fazer as comunicações cabíveis ao juiz eleitoral, dentre outras medidas.

 

Além dos mesários, outros eleitores convocados ajudam na organização do pleito a partir do apoio logístico e na checagem da integridade das urnas.

 

Enquanto o prazo geral para a convocação terminou no último dia 7, a data final para divulgação de quem vai trabalhar em unidades de internação de adolescentes e estabelecimentos penais é 30 de agosto. Depois disso, partidos, federações e os convocados têm cinco dias para reclamar das nomeações.

 

 

Os mesários têm benefícios como dois dias de folga para cada dia de convocação e uso da atividade como critério de desempate em concurso público, se houver essa previsão no edital, e como atividade extracurricular em universidades conveniadas com a Justiça Eleitoral.

 

O primeiro turno da eleição 2024 está marcado para o primeiro domingo de outubro, dia 6. O segundo turno acontece, nas cidades em que houver, no dia 27 do mesmo mês.

 

 

O pleito definirá prefeitos e vereadores. As votações ocorrem em mais de 5.500 cidades e vão mobilizar mais de 150 milhões de eleitores, segundo o TSE.

compartilhe