O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), afirmou que pretende demolir o complexo da Lagoinha e construir vias de acesso automobilístico nos moldes do Big Dig, de Boston, nos Estados Unidos, e da Perimetral, no Rio de Janeiro. A afirmação foi feita em encontro com moradores do conjunto IAPI, no Bairro São Cristóvão, Região Noroeste, nessa quarta-feira (21/8).

 

De acordo com o candidato, a intenção é revitalizar a região e melhorar o acesso dos moradores ao Centro de BH, com passagens subterrâneas para veículos e novos parques. "Está no meu plano de governo colocar abaixo o complexo da Lagoinha, criar o parque da Lagoinha, integrar esta região do IAPI ao coração de Belo Horizonte, para fazer com que vocês caminhem num parque quando estiverem indo para lá", afirmou.

 



 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

O Big Dig, nome não oficial do Central Artery/Tunnel Project (CA/T), é o projeto de infraestrutura mais caro dos Estados Unidos, estimado em custar US$ 22 bilhões (aproximadamente R$ 122 bilhões). O projeto é conhecido por incluir um túnel sob a cidade de Boston e outro sob o Rio Charles, substituindo rodovias congestionadas e melhorando a circulação no coração da cidade.

 

 

Já a Perimetral, no Rio de Janeiro, era um elevado que ligava a Zona Sul e a Zona Norte da cidade, facilitando o acesso à ponte Rio-Niterói e a outras vias importantes. A construção foi inaugurada em 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, mas, após reclamações sobre a insegurança e a estética da paisagem, iniciou-se o processo de demolição, que será concluído em novembro de 2024.

 

No cenário da capital mineira, Gabriel acredita que a revitalização da região da Lagoinha trará valorização. "Quero transformar a Lagoinha com o potencial que ela tem, assim como é hoje a Lapa, no Rio de Janeiro", afirmou o candidato. De acordo com ele, o projeto seria financiado pela valorização imobiliária da área ao redor do novo parque, também incluído em seu plano de governo.

 

 

Para ele, o conjunto IAPI representa o modelo de adensamento que reflete o que planeja para a cidade, com mais pessoas morando próximas ao centro ou a terminais de transporte.

 

Na reunião, Gabriel Azevedo também anunciou que pretende aumentar a oferta de moradias próximas ao Centro, por meio da flexibilização das regras da construção civil. Ele planeja incentivar a construção de casas de passagem para pessoas em situação de rua, com a oferta de 5 mil vagas. Cada casa terá capacidade para abrigar 300 pessoas, visando oferecer mais segurança e conforto aos moradores.

 

compartilhe