O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), visitou a Casa de Hospedagem para pessoas em situação de rua nesta quarta-feira (28/8). A unidade no bairro Carlos Prates, na Região Noroeste da capital, abriga 45 pessoas desde julho deste ano, e tem capacidade para atender 53 pessoas.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Um censo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2022, identificou 5.344 pessoas em situação de rua na cidade. O levantamento mostra que deste total, 43,7% são pessoas que já eram residentes de Belo Horizonte, enquanto 56,3% vieram de outras localidades.

 



 

Segundo o prefeito, não existe um modelo pronto para tratar do problema, mas o que está funcionando é preciso “ampliar”. “Se este está funcionando, precisamos ampliá-lo. Primeiro, tratar, depois resgatar em locais como este e, com esse conjunto de ações, devolver a dignidade a todos”, disse.

 

 

Os moradores da Casa de Hospedagem viviam embaixo do viaduto da Lagoinha. Eles foram identificados por equipes de assistência social e priorizados em razão das obras que estão sendo feitas na região.

 

 

A prefeitura presta assistência aos moradores com equipes de psicólogos, assistentes sociais, coordenadores, educadores e porteiros, não havendo um prazo definido para que eles saiam do local. Segundo a administração da capital, os assistidos podem ficar hospedados até que possam alugar uma casa custeada pelo Bolsa Moradia de R$ 500.

 

“Vamos criar mais espaços como esse e convencer mais pessoas a participarem. Temos que convencê-los a vir. Ainda temos espaço para muitas pessoas. Para motivá-los, além de levar saúde até eles, temos o apoio de quem já se reintegrou como exemplo”, declarou o prefeito.

 


compartilhe