O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem a Minas Gerais nesta quinta-feira (5/9). O petista vai participar da cerimônia de entrega das obras de ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento está previsto para às 16h. Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade, também participarão da solenidade. Enquanto Lula estiver no Triângulo Mineiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará na Grande BH, participando da campanha eleitoral de seus aliados.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O governo federal informa que o hospital universitário é referência para 27 cidades de Minas Gerais, com atendimento por meio do SUS. Além da prestação de serviços de saúde à população, o novo espaço será utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com a UFU, após finalizado, o Hospital de Clínicas terá toda a estrutura para atendimento de urgência e emergência. O nível térreo será ocupado por uma unidade de Pronto Socorro, enquanto os demais andares contarão com centro cirúrgico, central de material e esterilização, leitos de UTI e salas exames de imagem e diagnóstico. O projeto inclui ainda um heliponto. Ao todo, o complexo terá cerca de 32,9 mil metros quadrados.
- Corte de gastos: sindicatos acionam Justiça para barrar decreto de Zema
- Duda Salabert sobre Engler e PL: ‘Picaretagem eleitoral’
- Tramonte tenta driblar pouco tempo de propaganda: ‘ir pra rua ouvir o povo'
O Hospital das Clínicas da UFU foi inaugurado em agosto de 1970. A expansão foi anunciada em 2011 como a maior obra da área da saúde do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no governo de Dilma Rousseff. A construção teve início em 2012, mas foi paralisada duas vezes, em 2014 e em 2019. As obras foram retomadas em 2020 por um consócio entre as empresas Engeform e Normatel.