Cinco candidatos à Prefeitura de BH participam do debate da TV Alterosa -  (crédito: Marcos Vieira /EM/D.A. Press)

Cinco candidatos à Prefeitura de BH participam do debate da TV Alterosa

crédito: Marcos Vieira /EM/D.A. Press

A ausência do atual prefeito Fuad Noman (PSD) não o poupou de ser o centro dos ataques no primeiro bloco do debate da TV Alterosa com candidatos ao Executivo de Belo Horizonte. A primeira parte do programa transmitido no fim da tarde desta quarta-feira (11/9) teve ainda o transporte público como tema mais recorrente e troca de farpas entre o deputado federal Rogério Correia (PT) e o deputado estadual Bruno Engler (PL) e entre o deputado estadual Mauro Tramonte e o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB).

 

 

Leia também: Engler critica Rogério Correia: 'Contrato com ônibus foi feito pelo PT'


Cada candidato pôde escolher um concorrente para fazer uma pergunta de tema livre, com direito a réplica e tréplica. A primeira interação ocorreu entre Gabriel e Mauro Tramonte. O vereador questionou a frequência do deputado na Assembleia Legislativa (ALMG) e o pediu para elencar as autarquias do município. Na resposta, o parlamentar disse que o questionamento foi uma tentativa de "pegadinha" para confundi-lo.


 

Na sequência, Tramonte e Engler fizeram uma dobradinha para criticar Fuad sobre a gestão da saúde em BH. Com o prefeito já na mira, coube à deputada federal Duda Salabert (PDT) fazer o ataque mais incisivo ao candidato à reeleição.


Duda direcionou sua pergunta ao candidato ausente e, por isso, teve um minuto e meio para falar livremente. Nesse tempo, ela chamou repetidamente Fuad de "covarde" por não ter comparecido ao debate, questionou a troca de cinco secretários de Educação nos últimos dois anos, o chamou de "prefeito motosserra" em referência aos cortes de árvores na cidade e criticou o subsídio de quase R$ 1 bilhão às empresas de ônibus da capital fomentando o que a parlamentar batiza de "máfia do transporte público".


Leia também: Tramonte rebate críticas de Gabriel Azevedo sobre ausência na Assembleia

 

O embate em seguida manteve Fuad como alvo e o transporte como tema. Gabriel Azevedo e Rogério Correia criticaram o contrato vigente com as empresas de ônibus. Mesmo teor mantido na pergunta seguinte, feita por Engler ao candidato petista. Neste momento, os concorrentes alternam ataques ao prefeito e alfinetadas entre eles.



Os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte (PBH) participam nesta quarta-feira (11/9), do debate promovido pela TV Alterosa. O público também poderá assistir pelo canal do Portal UAI no YouTube. Esse é o terceiro debate entre os concorrentes desde o início da corrida eleitoral. 


O programa tem duração aproximada de 2 horas e 15 minutos e é apresentado pela âncora e editora da TV Alterosa, Carolina Saraiva. Exibido já com 12 dias de horário eleitoral gratuito no rádio e na TV e com candidatos diariamente nas ruas em agenda de campanha, o debate é mais uma oportunidade para os eleitores definirem seu voto, com um cenário mais nítido sobre as propostas de cada um.