Coronel Cláudia (PL), candidata a vice na chapa do deputado Bruno Engler (PL), defendeu uma Guarda Municipal 100% armada durante sabatina realizada nesta terça-feira (17/9) no Estado de Minas. A ex-comandante da Polícia Militar de Belo Horizonte destacou que a diferença de fardas não deve representar uma diferença na sensação de segurança para o cidadão.
"A Guarda Municipal tem vocação para atuar na segurança pública. Nossa proposta é investir em treinamento e formação para garantir um trabalho conjunto. Queremos construir um plano de segurança pública para Belo Horizonte, aproveitando ao máximo o que a Guarda pode oferecer. Isso vai além do policiamento já feito pela Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e Patrulha SUS, que atua nos postos de saúde. Nossa ideia é incluir a Guarda também na prevenção nas ruas", explicou.
Ela acrescentou: "No momento em que uma pessoa está vulnerável, sendo vítima de um crime, tanto alguém de farda caqui quanto de farda azul poderá prestar ajuda. É isso que o eleitor verá em Belo Horizonte a partir do ano que vem."
- Rogério Correia afirma que vai discutir novo estatuto para Guarda Municipal
- BH: saiba o que Duda Salabert pretende fazer com a Guarda Municipal
Para a coronel, a Prefeitura de Belo Horizonte precisa apostar em um trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, com foco total na prevenção. "Prevenir, além de ser mais eficiente, também custa menos", afirmou.
Segundo Cláudia, a presença policial nas ruas será reforçada em uma eventual gestão de Bruno Engler. "Esse trabalho pode ser feito, pensado e construído em parceria. A Guarda Municipal junto com a Polícia Militar."