Minas Gerais é o 2° estado com mais registros de irregularidades em propagandas eleitorais no pleito municipal deste ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado é responsável por 12% das denúncias registradas no aplicativo de monitoramento da corte, o Pardal. O estado está atrás somente de São Paulo, que já recebeu 6.365 denúncias, enquanto Minas soma 3.857 registros até esta terça-feira (10/9). 


Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


Belo Horizonte lidera o número de registros no estado, com 247 denúncias à corte eleitoral. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ocupa a segunda posição com 233 registros, seguida por Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana, que soma 218 casos. 

 




As irregularidades denunciadas em Minas, primordialmente, são cometidas por candidatos a vereadores e correspondem a 52% dos registros. Candidatos a prefeito são responsáveis por 28,8% das denúncias, enquanto partidos e coligações representam 16%. A ferramenta do TSE registrou também 44 denúncias contra vice-prefeitos mineiros. 


Nas últimas eleições municipais em 2020, o estado mineiro finalizou o pleito ocupando também a segunda colocação no ranking do TSE, com mais de 10 mil denúncias. São Paulo liderou a lista nacional, com cerca de 23,4 mil registros. 




Confira o ranking nacional

1- São Paulo (6.365) 

2- Minas Gerais (3.857) 

3-  Pernambuco (3.097)

4 -  Rio Grande do Sul (3.139)

5 - Paraná (2.197)


Como denunciar

O cidadão pode fazer denúncias sobre propaganda eleitoral irregular ao TSE pelo aplicativo Pardal. A plataforma é gratuita e pode ser encontrada nas lojas virtuais e na web.

compartilhe