Carlos Viana, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo Podemos, visitou a UPA Nordeste/São Paulo na manhã desta segunda-feira (16/9) e criticou a superlotação e a falta de investimentos na saúde.

 

Segundo o candidato, a solução para esses problemas exige uma reestruturação profunda do sistema de saúde. Viana argumenta que os agentes comunitários de saúde e de endemia estão subutilizados em funções administrativas, quando deveriam estar focados na prevenção e no atendimento domiciliar.

 



O senador também destacou que o PSF opera com apenas 60% de sua capacidade ideal, devido a aposentadorias, desistências e problemas de saúde entre os profissionais.

 

Em relação à infraestrutura das UPAs, o candidato propôs uma reavaliação das unidades existentes e a construção de mais três ou quatro novas UPAs, especialmente em áreas desassistidas, como a região do Ipiranga.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Por fim, Viana criticou a estrutura atual da prefeitura, afirmando que ela não está preparada para lidar com pandemias ou epidemias, e defendeu a adoção de políticas preventivas e campanhas educativas como medidas essenciais para fortalecer a saúde pública.

compartilhe