Lula e a primeira-dama Janja desembarcam do avião presidencial durante viagem ao Reino Unido, no ano passado  -  (crédito: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

Lula e a primeira-dama Janja desembarcam do avião presidencial durante viagem ao Reino Unido, no ano passado

crédito: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

 

A aeronave que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou em segurança às 22h16 desta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional Felipe Angeles (Santa Lucia - NLU), que fica a uma hora da Cidade do México. 

 

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem.

 

 

A aeronave teve de permanecer por cerca de cinco horas voando em círculos para despejar combustível, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, de acordo com dados da plataforma FlightAware.

 

Avião de Lula voou em círculos por quatro horas até aterrissar

Avião de Lula voou em círculos por quatro horas até aterrissar

Reprodução/FlightAware

  

O perfil oficial do governo do Brasil publicou um vídeo de Lula desembarcando no México. "Presidente Lula e comitiva pousam em segurança no Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, após problema técnico na aeronave", informou a publicação. Confira o vídeo:

 

 

 

 

 

Nesta quarta-feira (2), Lula e assessores embarcam em outra aeronave da FAB para Brasília.

 

Ainda não foi divulgada causa do problema técnico da aeronave presidencial, um Airbus A329CJ.

 

Os procedimentos de segurança para a solução foram considerados bem-sucedidos. Os nomes dos integrantes da comitiva presidencial que acompanhavam Lula também não foram informados.

 

 

Lula cumpriu agenda oficial no México por dois dias. O principal compromisso foi a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum.

 

Aerolula

 

O avião em questão é um Airbus A319, de matrícula VC-1A, adquirido em 2005, durante o primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, a aeronave custou R$ 167 milhões e logo ganhou o apelido de Aerolula.

 

O Airbus A319 substituiu o antigo avião presidencial, um Boeing 707 produzido em 1968 e incorporado à FAB em 1986. A antiga aeronave ganhou o apelido de Sucatão após apresentar diversas panes durante viagens presidenciais.

 

Prestes a completar 20 anos em serviço, o Airbus A319, que atualmente serve à presidência da República, apresentou outra falha recente. No último mês de fevereiro, a aeronave abortou uma decolagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por problemas técnicos. Na ocasião, o chefe do Executivo também estava a bordo.

(Com informações do Correio Braziliense e Agência Brasil)