Aplicativo e-Título permite acesso rápido às informações do eleitor -  (crédito: EBC)

Aplicativo e-Título permite acesso rápido às informações do eleitor

crédito: EBC

Eleitores têm até as 23h59 desde sábado (5/10) para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título. Após o horário, o app ficará indisponível nas lojas de aplicativo (Google Play e App Store), mas ainda poderá ser utilizado nas seções eleitorais durante as votações deste domingo (6/10).

 

O e-Título é uma versão digital do título eleitoral e pode ser apresentado no lugar do título impresso para a votação, desde que a situação do eleitor esteja regularizada.

 

Quem já fez o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral vai ter a própria foto no aplicativo e só precisará apresentar o celular na hora de votar. Caso a foto do eleitor não apareça no app, é necessário levar um documento oficial com foto para poder votar. (Saiba mais abaixo)

 

O e-Título também disponibiliza outras funções para os eleitores, como apresentação de justificativa eleitoral no dia das Eleições e após o pleito, consulta do local de votação e pagamento de eventuais débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto.

 

 

Como baixar

 

Para baixar o e-Título, basta procurar pelo aplicativo na Google Play, em celulares com Android, ou na App Store, em dispositivos com IOS. Na hora de acessar o app, é preciso preencher o nome, CPF e, se constar, nomes dos pais.

 

Também é possível preencher os dados de maneira automática lendo o QR Code do título de eleitor impresso.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que as informações para acessar o e-Título precisam iguais às que estão no cadastro eleitoral - caso alguma informação esteja diferente da lançada no cadastro, não será possível acessar o aplicativo.

 


Documentos com foto válidos

 

Quem for apresentar o título de eleitor impresso na hora de votar ou que esteja sem foto no e-Título, precisa levar, também, um documento oficial com foto, que podem ser:

 

  • Carteira de identidade (RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
  • Passaporte;
  • Certificado de reservista,
  • Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Carteira nacional de habilitação (CNH).

 

Todos os documentos são aceitos na forma digital, com exceção da carteira de trabalho, desde que tenham foto que identifique o eleitor.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia