Lourdes Francisco, candidata do PCO à PBH

Lourdes Francisco, candidata do PCO à PBH

Divulgação

Professora do ensino fundamental e candidata a prefeita de Belo Horizonte pelo Partido da Causa Operária (PCO), Lourdes Francisco da Costa, de 62 anos, é natural de Grão Mogol, no Norte de Minas. Ela se mudou para a Região Metropolitana de Belo Horizonte aos 19 anos, estabelecendo-se em Pedro Leopoldo.


Em sua primeira disputa eleitoral, Lourdes concorreu ao governo de Minas Gerais em 2022. Agora, busca a prefeitura da capital mineira com Marília Garcia (PCO) como vice em sua chapa. Lourdes sonha em ver o PCO, partido que considera o melhor em termos ideológicos, no poder, inclusive na Presidência da República.


Ela começou sua trajetória profissional como despachante e técnica em contabilidade. Apesar de ter tentado ingressar no curso de direito, Lourdes optou por seguir sua paixão pelas ciências humanas e se formou em estudos sociais, com ênfase em história e geografia. Posteriormente, especializou-se em história e cultura mineira.


Se pudesse escolher uma única palavra para se definir, seria “hospitaleira”, por gostar de acolher os outros. Divorciada, mãe de três filhos e simpática à causa animal, se inspirou no pai para seguir a vida política.


“Meu pai era analfabeto, não tinha estudo, nunca leu [Karl] Marx, mas sempre se importou com a política da maneira dele. Era ele quem cobrava as autoridades quando algo saía errado, até o patrão ele cobrava se estivesse cometendo alguma injustiça”, conta.


Para BH, a professora defende, sobretudo, a implementação dos conselhos populares e a fiscalização do uso do dinheiro público.